Carmen Miranda - a pequena notável!


Carmen Miranda da Cunha nasceu no ano de 1909, em Portugal. Com 2 anos de idade, junto com sua família, veio morar no Brasil. Desde a infância, demonstrava muito interesse e talento para a música e dança.


Aos 20 anos de idade, Carmen Miranda começou sua gloriosa e curta carreira de cantora e atriz. Porém, gravou seu primeiro disco somente aos 30 anos de idade. Nesta época, final da década de 1930, fez muito sucesso nas emissoras de rádio do Brasil.

Devido ao grande sucesso, foi levada para os Estados Unidos, por um empresário norte-americano. Nesta fase da vida, fez um grande sucesso, representando em suas músicas e danças, aspectos da cultura tropical do Brasil. Apresentava-se com roupas coloridas, enfeites e chapéus com frutas tropicais. Sua imagem representava uma típica baiana.

Não demorou muito e Carmen Miranda foi parar nas telas de cinema de Hollywood. Atuou em vários filmes como, por exemplo, Serenata Tropical e Uma Noite no Rio. 
Sua apropriação do estilo "baiana" ganharia seus muitos inimigos dentro do Brasil, já que ela representava um setor da cultura brasileira o "afro-brasileiro", que era desprezado e visto de acordo com a elite branca do Brasil como uma ameaça à identidade nacional.

Morreu de problemas cardíacos, em 1955, sendo sepultada na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, como legado, sua imagem alegre que é, até os dias de hoje, resgatada no mundo artístico e cultural brasileiro.

A morte de Carmen Miranda, em 1955, emocionou todo o Brasil. Carmen foi a primeira atriz de formação brasileira a se projetar no cine internacional.



A cantora Carmen Miranda em cena do do filme documentário "Carmen Miranda - Banana is my Business"


Não podemos negar que ela foi o primeiro artista brasileiro a se projetar lá fora, os EUA , a Broadway se rendeu a ela, tornando-se na epoca a artista mais bem paga nos EUA.
Embora muitas criticas feitas na epoca, sobre ela ter perdido sua brasilidade e ter se americanizado, 
ela nunca deixou de amar seu País!
Embora tenha nascido em Portugal, ela sempre se sentiu brasileira.
E embora tanto mimimi que fizeram na epoca, ela foi sem duvida nenhuma uma grande artista, considerando a epoca e não falar uma palavra sequer em ingles, qdo foi para os EUA , ela foi sem duvida nenhuma uma vencedora, uma guerreira!
Infelismente por causa de um casamento mal feito, ela acabou em depressão e foi morrendo aos poucos.

Boa semana!







Visite meu blog de estética e veja dicas sobre beleza, tratamentos, cremes etc.. http://www.zestetica.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Blogagem coletiva

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa