quarta-feira, 24 de julho de 2013

Feng Shui: Dicas para cozinha

Faz tempo não posto sobre este assunto né?
Hoje peguei cada canto da casa e fui mudando e melhorando, ou melhor harmonizando, segundo o feng shui.

Vou falar sobre cozinhas, 


porque sei que  para a maioria de nós mulheres e alguns homens é o canto da casa que mais gostam, é onde se prepara o alimento par a família, e onde fizemos nossas alquimias, tentado fazer uma comidinha gostosa! 
Sei que também tem muitas pessoas que não gostam , preferem almoçar fora, mas perdem essa magia, o aconchego que lembra infância, família, podem ver que a maioria das nossas lembranças de infância, é ligada a um sabor, algo que era preparado pela nossa mãe ou avó, aquele bolinho, aquela fornada de bolacha, cueca virada, tudo isso lembra minha mãe!

Então vamos Lá:
A cozinha deve ser bem iluminada, para dar sensação de espaço e porque ela representa a prosperidade da família, para estimular o fluxo do Shi (energia vital que se encontra em cada coisa viva).

Este é o local da casa em que as energias se propagam no sentido de gerar prosperidade e riqueza para os moradores. E o fogão é, sem dúvida, a grande vedete da cozinha. Seu bom estado de limpeza, conservação e localização são muito importantes. Muito cuidado deve ser tomado em relação a vazamentos de água, limpeza e ordem dos armários e despensa, e certos alimentos como o arroz, o sal, frutas, milho e o mel também atraem boa fortuna.
A cozinha, principalmente por causa do fogão, é considerada o segundo ponto mais importante da casa pelo Feng Shui -o primeiro é a porta de entrada. Veja porque o fogão é tão importante, ao ponto de influenciar a área da prosperidade, da saúde e da riqueza:

·  O elemento do fogão é o fogo, que significa energia Yang, positiva, quente, dinâmica e criadora. É neste fogo que preparamos os alimentos que vão nos nutrir e alimentar. Os alimentos contém energia vital para trabalhar, vitalizar e equilibrar nossa saúde.

Para saber como cuidar do seu "cofre" veja algumas dicas:
·  todas as bocas do fogão e o forno devem estar em perfeito estado de funcionamento. Nada de bocas sujas ou entupidas

·  mantenha o fogão sempre limpo

·  não posicione o fogão sob uma viga exposta no teto da cozinha. A viga "corta" a prosperidade do fogão.

 Nesse caso, mudar o fogão de lugar é a solução mais fácil
·  procure usar todas as bocas do fogão para atrair mais oportunidades e prosperar

·  evite ter lixo ou lixeira ao lado fogão. O lixo rouba a prosperidade do fogão. Afaste o lixo do fogão, ou mantenha a lixeira sempre vazia

·  o fogão não deve estar ao lado ou de frente para a geladeira ou a pia. A pia e a geladeira representam elemento água (Yin). Quando estão alinhados com o fogão, que é o elemento fogo (Yang), há uma briga de energia que, com certeza, afetará a prosperidade.

·  se não for possível mudar o fogão de posição, coloque entre ele e a geladeira ou a pia, objetos verdes, de madeira ou cerâmica, como panos verdes, toalhas verdes, potes verdes ou de madeira, vasos de cerâmica etc.

·  para dobrar a força do fogão, coloque atrás dele um espelho pequeno. Ele dobrar sua abundância e riqueza ao refletir as chamas

·  quem está cozinhando deve ver tudo que ocorre atrás de si. Por isso, mude a posição do fogão para ter uma visão completa da cozinha, ou coloque um sino de vento na porta para saber se tem alguém entrando. Outra opção é colocar um espelho perto do fogão.
  Procure esconder todos os canos e ralos , já que eles simbolizam a prosperidade escoando para fora .

Bom ter na cozinha: favorável

·  fruteira com frutas frescas ou vaso de flores
·  tapete perto da pia
·  exposição de utensílios, potes e panelas
·  potes com ervas

Não é bom, desfavorável


·  desleixo
·  toalhas ou esponjas com sujeira
·  louça por lavar
·  saco com a comida do cão ao lado da fruteira
·  geladeira vazia
·  armários com poucos produtos


Nada mais agradável do que uma cozinha clara, iluminada e organizada, né?


Fonte: 101 dicas do feng shui para seu lar, Richard Webster, 
Imagens: google, Better home, casa chaucha

É isso por hoje espero tenham gostado das dicas!!

Beijos!!



4 comentários:

CASA DE FIFIA disse...

OLà ZU
NUNCA DEI MUITA BOLA PARA O TAL DO FENG SHUI RSRS



BACI

Calma que estou com pressa! disse...

oi Zú
ótimas dicas
o fogão é super importante mesmo
e limpo
o dia que dá aquela preguiça e limpamos mais ou menos
no dia seguinte dá até desanimo de cozinhar
e na cozinha que nos reunimos
bjs
lu

Rafaela disse...

Não costumo der louça suja na pia pq tenho o hábito de colocar tudo na lava-louça mas nunca tinha me atentado em manter o fogão sempre limpinho, rs.
Um ótimo início de semana para nós!
Bjus

Rafa
Rafaelando.com

Zuleide Felisberto disse...

não podemos dizer que tudo são flores qdo se tenta harmonizar uma casa segundo o feng shui, mas uma coisa é certa: pelo menos manteremos a casa mais limpa e organizada! rsrsrsrs...