Feng Shui: Dicas para cozinha

Faz tempo não posto sobre este assunto né?
Hoje peguei cada canto da casa e fui mudando e melhorando, ou melhor harmonizando, segundo o feng shui.

Vou falar sobre cozinhas, 



porque sei que  para a maioria de nós mulheres e alguns homens é o canto da casa que mais gostam, é onde se prepara o alimento par a família, e onde fizemos nossas alquimias, tentado fazer uma comidinha gostosa! 
Sei que também tem muitas pessoas que não gostam , preferem almoçar fora, mas perdem essa magia, o aconchego que lembra infância, família, podem ver que a maioria das nossas lembranças de infância, é ligada a um sabor, algo que era preparado pela nossa mãe ou avó, aquele bolinho, aquela fornada de bolacha, cueca virada, tudo isso lembra minha mãe!

Então vamos Lá:
A cozinha deve ser bem iluminada, para dar sensação de espaço e porque ela representa a prosperidade da família, para estimular o fluxo do Shi (energia vital que se encontra em cada coisa viva).

Este é o local da casa em que as energias se propagam no sentido de gerar prosperidade e riqueza para os moradores. E o fogão é, sem dúvida, a grande vedete da cozinha. Seu bom estado de limpeza, conservação e localização são muito importantes. Muito cuidado deve ser tomado em relação a vazamentos de água, limpeza e ordem dos armários e despensa, e certos alimentos como o arroz, o sal, frutas, milho e o mel também atraem boa fortuna.
A cozinha, principalmente por causa do fogão, é considerada o segundo ponto mais importante da casa pelo Feng Shui -o primeiro é a porta de entrada. Veja porque o fogão é tão importante, ao ponto de influenciar a área da prosperidade, da saúde e da riqueza:

·  O elemento do fogão é o fogo, que significa energia Yang, positiva, quente, dinâmica e criadora. É neste fogo que preparamos os alimentos que vão nos nutrir e alimentar. Os alimentos contém energia vital para trabalhar, vitalizar e equilibrar nossa saúde.

Para saber como cuidar do seu "cofre" veja algumas dicas:
·  todas as bocas do fogão e o forno devem estar em perfeito estado de funcionamento. Nada de bocas sujas ou entupidas

·  mantenha o fogão sempre limpo

·  não posicione o fogão sob uma viga exposta no teto da cozinha. A viga "corta" a prosperidade do fogão.

 Nesse caso, mudar o fogão de lugar é a solução mais fácil
·  procure usar todas as bocas do fogão para atrair mais oportunidades e prosperar

·  evite ter lixo ou lixeira ao lado fogão. O lixo rouba a prosperidade do fogão. Afaste o lixo do fogão, ou mantenha a lixeira sempre vazia

·  o fogão não deve estar ao lado ou de frente para a geladeira ou a pia. A pia e a geladeira representam elemento água (Yin). Quando estão alinhados com o fogão, que é o elemento fogo (Yang), há uma briga de energia que, com certeza, afetará a prosperidade.

·  se não for possível mudar o fogão de posição, coloque entre ele e a geladeira ou a pia, objetos verdes, de madeira ou cerâmica, como panos verdes, toalhas verdes, potes verdes ou de madeira, vasos de cerâmica etc.

·  para dobrar a força do fogão, coloque atrás dele um espelho pequeno. Ele dobrar sua abundância e riqueza ao refletir as chamas

·  quem está cozinhando deve ver tudo que ocorre atrás de si. Por isso, mude a posição do fogão para ter uma visão completa da cozinha, ou coloque um sino de vento na porta para saber se tem alguém entrando. Outra opção é colocar um espelho perto do fogão.
  Procure esconder todos os canos e ralos , já que eles simbolizam a prosperidade escoando para fora .

Bom ter na cozinha: favorável

·  fruteira com frutas frescas ou vaso de flores
·  tapete perto da pia
·  exposição de utensílios, potes e panelas
·  potes com ervas

Não é bom, desfavorável
·  desleixo
·  toalhas ou esponjas com sujeira
·  louça por lavar
·  saco com a comida do cão ao lado da fruteira
·  geladeira vazia
·  armários com poucos produtos


Nada mais agradável do que uma cozinha clara, iluminada e organizada, né?


Fonte: 101 dicas do feng shui para seu lar, Richard Webster, 
Imagens: google, Better home, casa chaucha

É isso por hoje espero tenham gostado das dicas!!

E para quem quiser aprender um pouco mais, vou indicar o curso que fiz FENG SHUI FÁCIL


Beijos!!




Comentários

casa de fifia disse…
OLà ZU
NUNCA DEI MUITA BOLA PARA O TAL DO FENG SHUI RSRS



BACI
oi Zú
ótimas dicas
o fogão é super importante mesmo
e limpo
o dia que dá aquela preguiça e limpamos mais ou menos
no dia seguinte dá até desanimo de cozinhar
e na cozinha que nos reunimos
bjs
lu
Ella disse…
Não costumo der louça suja na pia pq tenho o hábito de colocar tudo na lava-louça mas nunca tinha me atentado em manter o fogão sempre limpinho, rs.
Um ótimo início de semana para nós!
Bjus

Rafa
Rafaelando.com
não podemos dizer que tudo são flores qdo se tenta harmonizar uma casa segundo o feng shui, mas uma coisa é certa: pelo menos manteremos a casa mais limpa e organizada! rsrsrsrs...

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Blogagem coletiva