quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Feng Shui e as janelas


Janelas sempre fechadas
Janelas que nunca são abertas podem simbolizar cegueira. As pessoas dessa casa não devem ter visão do futuro, perderam oportunidades e, talvez, não queiram ver a verdade. Em geral, não sabem para onde ir ou não têm rumo certo. Sempre terão a sensação de que falta luz no fim do túnel. Local com janelas fechadas também é sinônimo de ambiente doente. Quando não há circulação de ar, as bactérias e mofo começam a prevalecer neste ambiente, trazendo grandes riscos à saúde.

A falta de ar puro pode causar problemas como, por exemplo, cansaço mental. Emocionalmente, locais fechados podem dar uma sensação de falta de ar, de sufocamento e de prisão. A solução é manter as janelas sempre abertas. Caso não seja possível, ligue um ventilador no ambiente e coloque algumas plantas e flores naturais, além de quadros com motivos de natureza e horizontes.

Janelas quebradas
Casa que tem janelas quebradas, além de passar um aspecto de decadência ou de desleixo, simboliza que as pessoas não estão ou não querem enxergar bem as situações e os acontecimentos de sua vida. Essa falta de visão, pode causar perda de oportunidades, falta de objetivos e de planos futuros, medo de arriscar e demora para decidir. Trate de arrumar as janelas e trocar os vidros quebrados da veneziana.

Locais sem janelas
Fachadas que têm porta, mas não têm janela transmitem uma sensação de cegueira. Simbolizam mal estar, sensação de prisão e falta de contato com o mundo exterior, o que pode causar, com o passar do tempo, uma série de distúrbios ao nosso estímulo sensorial -essencial ao nosso equilíbrio energético e bem-estar.

Nos lugares onde as pessoas trabalham sem janelas e sem luz natural, os trabalhadores terão maior índice de estresse, ansiedade e vontade de ir embora o mais rápido possível. Portanto, ilumine e clareie bem o ambiente. Coloque plantas e flores naturais em pontos estratégicos, de preferência nos locais onde as pessoas mais ficam ou circulam.

Ambientes com muitas janelas
Nossa casa é o local sagrado e reservado, onde nos sentimos seguros e protegidos no mundo exterior. Quando sentimos que ela pode estar sendo vigiada por outras pessoas, sentimos nossa privacidade sendo invadida. Essa sensação ocorre quando temos uma casa com muitas janelas, como numa vitrine, onde tudo está exposto. A colocação de cortinas e plantas bem altas próxima perto das janelas protegem mais, trazendo discrição e privacidade ao ambiente.

Uma sala com muitas janelas
O Feng Shui fala que as crianças e adolescentes serão desobedientes se ficarem em ambientes com mais de três janelas para cada porta. Isso ocorrerá quando elas tiverem de fazer uma tarefa e ficarem distraídas, olhando para o que acontece do lado de fora da casa através das janelas. Caso sua casa tenha ambientes com muitas janelas, procure afastar as crianças delas ou feche as cortinas.

Janelas muito baixas
Janelas instaladas junto do chão, com o parapeito abaixo do nível do joelho, podem passar uma sensação de insegurança e fragilidade. O melhor é colocar um objeto ou móvel grande na frente dela, para impedir a aproximação das pessoas.

Localização das janelas
Alguns cuidados deveriam ser tomados ao se projetar uma residência, no que se refere à posição das janelas. Devemos observar em qual direção vem o vento mais frio. Para o Feng Shui, ter muitas janelas voltadas para esse lado não traz boas energia. O mesmo cuidado devemos tomar quando há muitas janelas voltadas para locais que sopram ventos fortes -sinal de agitação e pessoas nervosas.
Procure ter janelas voltadas para o nascer do sol. Assim teremos um ótimo dia pela frente, vitalizados com os raios do sol.

Nenhum comentário: