domingo, 14 de fevereiro de 2010

Domingo carnaval

hje carnaval p/ mim é mais um dia de descanso!!
confesso que ando com pé meio atrás de ir onde tem muita muvuca nesta cidade.
Aqui carnaval de rua onde todo mundo vai é na Chapada Guimarães e uma cidade aqui perto chamada Sto Antonio.
Já fui nas duas e confesso que não gostei muito..
depois que vc vai uma x carnaval Bahia, carnaval de rua na cidade fica meio chinfrinha!!
até pq Sto Antonio ultimamente tá + p/ filme faroeste, é tiroteio, é gente baleada..que uai..até me arrepia!
e dei graças a Deus que no carnaval passado meu sobrinho naum quis + ir p/ lá ..foi p/ Chapada e este ano fiquei + tranquila ainda foi p/ chacara, nada de carnaval!

Fui almoçar com Uma amiga e depois fomos visitar outra amiga que está hospitalizada com dengue, aqui dengue é um caso serio!!
é epidemia!!
coitada tem 10 dias, e tá com dores de cabeça horivel..segundo medico é normal! faz parte pacote! fora o figado que fica uô!!


Dengue


Apesar da epidemia de dengue que se dissemina em várias partes do país e da necessidade absoluta de eliminar os focos de criação do mosquito transmissor, não há razão para pânico. Embora muito desagradável, o curso da doença é autolimitado na quase totalidade dos casos.

A dengue é causada por um arbovírus da família Flaviridae, transmitido de uma pessoa à outra através de um hospedeiro intermediário, o mosquito Aedes aegypti.

Quando o mosquito pica uma pessoa infectada, o vírus se instala e se multiplica em suas glândulas salivares e intestino. A partir de então, o inseto permanece infectado pelo resto da vida (vive ao redor de 30 dias).

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: sorotipos 1, 2, 3 e 4.

Aedes aegypti é um mosquito peridoméstico, que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas. Apesar da vida curta, o Aedes é voraz: pode picar uma pessoa a cada 20 ou 30 minutos.

O mecanismo de sobrevivência do vírus, nos períodos entre uma epidemia e outra, é mal conhecido. Na Malásia e nos países do oeste da África, foram encontrados macacos infectados, verdadeiros reservatórios naturais da doença. A transmissão vertical, isto é, do mosquito-mãe para os filhos, também foi documentada.

Os ovos do mosquito podem sobreviver um ano em ambiente seco, enquanto esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas. (ver “combate à dengue”)

A grande maioria das infecções é assintomática. Calcula-se que em cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas fiquem doentes. Portanto, na hipótese de uma epidemia com 100 mil casos de dengue diagnosticados, existirão cerca de 1 milhão de infectados.

Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte se não houver atendimento especializado.

O período de incubação (da picada ao aparecimento dos sintomas) geralmente dura de 2 a 7 dias, mas pode chegar a 15 dias. A intensidade dos sintomas geralmente é mais leve nas crianças do que nos adultos. A doença é de instalação abrupta, indistinguível dos quadros gripais: febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar a 39 graus e provocar calafrios), cefaléia, dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações. Muitos pacientes se queixam de dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular generalizada. Insônia, náuseas, perda de apetite, perversão do paladar e da sensibilidade da pele são freqüentes. Faringite e inflamação da mucosa nasal ocorrem em 25% dos casos.








mas confesso que sou péssima p/ ajudar alguem doente!!

chego no hospital começo ficar impaciente, quero sair dali logo!!

acredito que vá ficar + uns 2 dias.


Vim p/ casa

coloquei roupa maquina,

bati um bolo chocolate

e cá estou a digitar e ouvindo: mal acostumada, vc me deixou mal acostumada...
amor de verdade eu só senti, foi por vc amor!!

sambinha gostoso!!!

é isso e lá se foi meu domingo!!

Nenhum comentário: