segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fibromialgia e a alimentação

De acordo com minhas pesquisas pela net, os alimentos a serem evitados são sempre aqueles que provocam algum desconforto ao serem ingeridos, por exemplo: algumas pessoas tem intolerancia a lactose, portanto devem procurar outra fonte de proteina e calcio, outras pessoas passam mal com fibras ou alimentos integrais – no meu caso, a Sindrome do Intestino Irritavel, me leva a correr pro banheiro assim que acabo de comer, o que não chega a ser ruim, mas dependendo do lugar que estou, é... enfim, é bom lembrar que todo excesso é prejudicial, principalmente gordura, açúcar e alimentos industrializados. O álcool é sempre um grande vilão, assim como o cigarro.


As recomendações alimentares são as mesmas pra qualquer pessoa, sempre, mas é fato que alguns alimentos fornecem nutrientes e substancias que aumentam a produção de neutrotransmissores responsáveis pelo  bem estar, são eles:
O triptofano e carboidrato: resumindo, são substancias que fornecem a serotonina que é o neutrotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. 
Onde encontrar? 
Triptofano: carnes magras, peixes, leite e seus derivados, nozes e leguminosas. 
Carboidratos: pães, cereais, biscoitos, massas e arroz 
integral, frutas, legumes, chocolate amargo .
Proteinas: a proteina leva nosso organismo a produzir suas proprias proteinas – um aminoacido chamado de tirosina que está relacionado a produção de dopamina e adrenalina: neurotransmissores que promovem o estado de alerta e a alegria. 
Onde encontrar? Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e derivados…

Folato (ácido fólico): Um dos mais potentes antidepressivos naturais, 
Onde encontrar? espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve, maça e soja
Vitamina B6: produz os neurotransmissores norepinefrina e serotonina, responsaveis pela melhora do humor… 
Onde encontrar? frango, atum, banana, cereais, levedo de cerveja, arroz, cará, alho e sementes…
Calcio: ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo, reduz os efeitos da TPM, participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares, regulariza a presão arterial e os batimentos cardiacos, quer mais? 
Onde encontrar? leite e derivados ,de preferência desnatado.

Magnesio: colabora diretamente com o trabalho do calcio no organismo, tambem é responsavel por regularizar os nives de serotonina, a produzir energia, manter a função cardiaca normal e faz milagres com os impulsos nervosos. 
Onde encontrar? derivados de soja, salmão, espinafre, aveia, arroz integral…
Selenio: potente contra depressão, irritação e ansiedade – atua diretamente no estado de humor. 
Onde encontrar? castanha do Pará, amendoas, atum, sementes de girassol, trigo integral, peixes…

Omega 3: além de proteger o coração e as arterias, auxilia na redução do colesterol, mantem os nives da pressão arterial, fortalece o sistema imunologico e ainda auxiliam nos tratamentos contra depressão. 
Onde encontrar? salmão, atum, arenque, bacalhau, sardinha, óleos de peixe, sementes de linhaça, abacate..
Pimenta: libera noradrenalina e adrenalina, responsaveis pelo estado de alerta e melhora no ânimo de pessoas que sofrem de depressão.

Camomila
diminui ansiedade, depressão e de quebra auxiliam nos tratamentos de insonia.
Maracujá (idem a camomila)

Café: se tomado com moderação (3 a 4 por dia) pode prevenir a depressão, melhorar a concentração, o humor e o estado de espirito. O ideal é coar em coador de papel. 

Minha opinião:
Na alimentação dificilmente conseguimos consumir a quantidade suficiente destes nutrientes então sugiro que tomem em cápsulas, hoje encontradas em farmácias, como o ômega, acido fólico, cálcio,magnésio, vit. B6, selênio. 
Eu tomo calcio e omega da Forever, mas confesso que sou meio relaxada p/ tomar qualquer comprimido, as x fico a semana sem tomar, mas qdo tomo direitinho sinto melhoras PRECISO ME DISCIPLINAR!
Vou incluir o selênio tb!

Inclusive o selênio e ômega são ótimos para aliviar sintomas menopausa, entaõ mesmo que vc ainda não tem os sintomas ele ajuda como prevenção!
Espero ter ajudado! 
Beijos Zú

2 comentários:

Rosemeire disse...

oizinho...
muito obrigada pelas dicas, pois tenho fibromialgia.
Deus te abençoe ricamente por compartilhar esse post comigo.
bjs e ótima semana.

Anita disse...

Adorei Zu, algumas coisas sabia, mas a gde maioria não. Já salvei aqui, obrigada e melhoras pra nós, bjs.