Reciclando caixa tetrapack

Acho as caixinhas de leite muito resistentes, por isso ótimas de reaproveitar, segundo wikipédia, Tetra Pak, também conhecida por Tetra Brik (uma mistura do grego: τετρα: quatro, e doinglês: Pack: pacote ou embalagem), é uma empresa multinacional de origem sueca, que fabrica (produz) embalagens para alimentos. Foi fundada em 1951, em Lund (Suécia) porRuben Rausing e Erik Wallenberg.

Como funciona a embalagem Tetra Pak

O produto longa vida é embalado em uma caixinha para que não seja contaminado por micro organismos, criando uma barreira especial de seis camadas. As quatro primeiras protegem de fato o leite (por isso levam o nome de Tetra Brik).
As camadas da caixinha são de diferentes materiais, que, além de protegerem, ajudam a conservar o produto. São assim divididas cada camada (iniciando de dentro para fora): duas camadas de plástico (protege o produto e evita contato com as demais camadas); uma camada de alumínio (evita a passagem de oxigênio, luz e a contaminação do meio externo); a quarta camada também é de plástico, seguida da quinta camada, de papel, que dá sustentação à embalagem e permite a inscrição das informações e descrição da marca fabricante. Por fim, uma última camada de plástico que protege esta quinta camada de papel.
Por não conter nenhum micro organismo, e estando adequadamente protegido pela embalagem, o produto longa vida é totalmente seguro e saudável para o consumidor. Os produtos longa vida não precisam ser armazenados na geladeira antes de abertos. O tratamento pelo qual o produto passou na indústria elimina todos os micro organismos que poderiam contaminá-lo. Além disso, a embalagem longa vida constitui uma perfeita barreira contra a entrada de agentes que prejudicam a qualidade do leite, como micro organismos, luz, ar, e etc. Depois de aberto, o produto da caixinha entra em contato com o meio ambiente, podendo sofrer contaminação e estragar rapidamente. Portanto, o produto longa vida deve ser armazenado em geladeira após sua abertura. A baixa temperatura da geladeira conserva o produto por mais tempo depois de aberto, pois reduz a atividade dos micro organismos.

 Abaixo sugestões bacanas de reaproveitamento destas caixinhas. 


Luminária feita com caixa de leite tetrapack reciclada 041 Luminária é feita com Caixa de Leite Tetrapack Reciclada

Luminária feita com caixa de leite tetrapack reciclada 031 Luminária é feita com Caixa de Leite Tetrapack Reciclada

Luminária feita com caixa de leite tetrapack reciclada 021 Luminária é feita com Caixa de Leite Tetrapack Reciclada
Luminária feita com caixa de leite tetrapack reciclada 31 Luminária é feita com Caixa de Leite Tetrapack Reciclada

Passo-a-passo: Aqui

carteira1

carteira2
Artesanato com caixas de leite

Passo a passo

Não reutilizo para fazer algum tipo de arte, mas sempre uso caixinhas para organizar dentro do guarda-roupa, como sapatos e também produtos de higiene, creme dental, escovas, etc...


Aqui meus sapatos organizados com caixinhas, que nem forrei coloquei do jeito mesmo que vem, exceto que lavei com agua e sabão e deixei sol para secar. Porque? Sempre penso na hora de reutilizar uma embalagem, qual o propósito? para mim seria para contribuir com planeta com menos lixo, menos poluentes, visto que se vou comprar algum tipo de caixinha para fazer isso estarei consumindo e a industria fabricando mais e consequentemente poluindo mais, cortando mais arvores etc...por isso não forrei porque na verdade não tinha nenhum papel em casa disponível, teria que comprar ai o ciclo se repetiria, comprar, produzir, cortar arvores etc...entendeu, minha lógica?


Vamos as imagens, dentro meu guarda-roupa.



Por hoje é isso, bom domingo!!


Beijos,


Comentários

Dani Santos disse…
Muito bom Zu! Tenho uns sapatinhos sem casa e já sei o que fazer, boas dicas! beijão
cantinho da galega.blogspot.com
Maria Reciclona disse…
Oi Zuleide. Adorei ver as caixinhas no seu armário. Essas caixinhas são mesmo fantásticas e se prestam a muitas utilidades. Eu sou viciada na reciclagem de tetrapack. Dá pra ver pelo tanto de post que faço com elas rsrsrs. Beijocas, querida e tenha uma linda semana.
minina essa luminária ficou um maximo!
que legal! os meus tênis estao uma tragedia todos amontoados dentro do guarda roupa.. vou pensar se pra mim resolve essa sua dica, gostei!
Que legal sua idéia! Inovador!

bjs
Paty
Brigada gente, por estarem aqui!!

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Blogagem coletiva