IdéiA de blogagem coletiva

Minhas amigas,
Essa idéia de blogagem coletiva acho muito bacana,  eu conheci no blog com a Fernanda Reali.


Tem blogagem coletiva sobre ecodesenvolvimento, amamentação, consumo, viagens, a de esmaltes etc...


Acho muito bacana! porque?

  • a gente interage mais
  • expõe idéias, fotos



Então vou colocar alguma das dúvidas que ouço quando falo para as pessoas sobre blogagem coletiva


O que é uma blogagem coletiva?
Esta atividade começou em meados de 2006 e se tornou uma forma de reunir opiniões diversas, de pessoas que nem sempre concordam, mas que têm em comum a preocupação com determinado tema. Sustentabilidade, Saúde, Política, Cultura, moda, independente do tema, as blogagens coletivas são uma forma de concentrarmos num dia só opiniões e visões de vários editores de blog sobre um tema que é pertinente para toda sociedade.

Como funciona?
Um (ou mais) blog assume o papel de agregador, fazendo a curadoria (casting?) de editores de blog que tenham afinidade com o tema proposto, até por sua experiência de vida pessoal. Convite feito e aceito, o blogueiro aceita formalmente participar (normalmente se pede que deixem comentário no post que conclama a blogagem para oficializar sua adesão) e na véspera do dia marcado para a blogagem coletiva cada um é relembrado do compromisso de postar.

E sobre o que falar?
A blogagem funciona com uma temática e cada editor desdobra-a conforme sua experiência, conteúdo e interesse no tema. 


Portanto, eu, sem ser muito pretenciosa  gostaria de propor um novo tema para blogagem coletiva: que seria cada uma de nós postar dicas daquilo que sabe fazer e trocar experiencias.

Vejo, aliás leio tanta coisa bacana, tanta gente que sabe o que faz e divulga no blog e na blogagem coletiva acredito há uma parceria maior, as pessoas interagem bem, não tem medo de se expor, vejo pelos esmaltes, mesmo sem tempo, a gente vai corre compra o esmalte p/ postar.

Como seria?
Sugiro De tudo um pouco
costura, culinária, beleza, artesanato com passo-a-passo

Período?
Toda semana ou 1x no mês o que vocês acham?


Como postar?
na postagem geral acho teria colocar o link dos post

Vamos participar?

Citei apenas 3 nomes, como representantes desta blogosfera, porque tem muita gente talentosa que sigo e até quem não conheço, mas que posso vir a conhecer.


Bom vou começar, 

Vou postar sobre beleza, já que a área que mais conheço:


 1ª IdéiA
O que comer antes e depois de malhar

Tem gente que malha para perder peso e não come antes do exercício. Outras pessoas, querendo ganhar uns quilinhos, às vezes exageram na alimentação e passam mal na ginástica. 
Tudo errado! 

Para ganhar peso

Antes do exercício: faça um lanchinho rico em carboidratos. Ele vai garantir a energia a ser gasta com a atividade física. Como opção, experimente comer uma porção de cereais misturados com uma banana picada e leite desnatado, e beba um suco de frutas .Mesmo querendo engordar, é importante consumir alimentos pouco gordurosos antes do exercício para que os nutrientes consumidos como fonte de energia ajudem você a ganhar massa muscular e não se transformem em gordura.
Depois do exercício: você deve se alimentar de novo, para repor o glicogênio muscular (principal fonte de energia do músculo) perdido. O ideal é caprichar nas proteínas, experimente um sanduíche de peito de peru, um lanchinho de queijo branco ou ainda um iogurte batido com frutas. Para acompanhar, se você quiser, pode ainda beber um copo de suco de frutas.

Para perder peso:
Antes do exercício: Se alimente no mínimo 2 horas antes de começar o exercício (com estomago vazio, a taxa de glicose no sangue cai, dificultando a queima de gordura). Coma uma fatia de pão diet com queijo cottage, uma barra de cereal, ou iogurte com frutas. Esse lanchinho, rico em carboidratos, vai servir como fonte de energia para seu organismo mobilizar açucares e gordura durante o exercício, cooperando para o emagrecimento e poupando os seus músculos de possíveis desgastes.
Depois do exercício: se atividade terminar até 1 hora antes do almoço ou do jantar, você não precisa comer nada em  seguida.Basta beber água a vontade. Mas, se a próxima refeição estiver longe, vale comer uma fruta ou um iogurte desnatado logo depois, para repor o glicogênio gasto.

O que você deve beber

  1. beba muita água antes, durante e depois do exercício
  2. Só tome bebidas isotônicas qdo for praticar algum exercício por tempo prolongado ou que exija muito esforço físico.







"Ele não sabia que era impossível, foi lá e fez!"

Comentários

Fernanda Reali disse…
Oi, Zu! Conheci essa história de blogagem coletiva no blog da Elaine Gaspareto, onde aprendo tudo sobre blogar mais e melhor. Ela tem uma seção só de dicas para blogueiros, que funciona como aula informal. Amooo.

Acho ótimo tu propores isto, pois agregar em torno de boas ideias é sempre positivo. Pode me incluir.

Penso que tem que:

*ter um tema específico
*precisa avisar as pessoas com um pouco mais de antecedência (cerca de uma semana, para o povo ter tempo de pensar em uma postagem)
*ter tempo para visitar e divulgar tua ideia nos blogs ou twitter, para esta ideia ir "despertando" os outros.

Sugiro:

Marque data. Ex. dia 15 de fevereiro (dando uma folguinha de tempo para fazer as coisas)

Enfoque um assunto bem específico. exemplos:

"Minha dica preciosa - Isto funcionou comigo"

"Cabelos- Um Problema Uma Solução"

"Fiz e não me arrependo"

"História para relembrar - Um verão Inesquecível"

"Antes e depois" - transformando um cantinho especial

Comece aderindo a blogagens já existentes e vá lendo o que foi publicado pelos blogs, comente e aproveite para convidar o blogueiro para a tua blogagem.

Espero que não fiques brava comigo por dar 9876 palpites, são coisas que ninguém me disse, mas eu fui observando nestes dois anos de blogosfera.

Beijoooooo
Zi Faleiro disse…
Vou seguir seuas recomendações... beijos Zí
Oi Zú!
Super legal a idéia de blogagem coletiva, mas assim como a Fernada mencionou, acho que tem que ter um tema específico mesmo, senão quem lê e mesmo vc vai acabar se perdendo no meio de vários assuntos já que será a moderadora.
Ela tem experiência com blogagens , mas eu não então achei as dicas dela bem válidas.
Acho que poderia ser 1 vez por mês e a cada mês mudando o assunto, o que vc acha da idéia? Bjs
brigada pelas dicas vou estudar uma maneira melhor, minha ansiedade as x atrapalha já quero fazer, mas concordo com voces, preciso definir bem, Bj

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Blogagem coletiva