Pular para o conteúdo principal

Esculturas gigantescas!!


Cuiabá tem muitos artistas talentosos que fazem esculturas gigantescas .

Tem algumas espalhadas em meio a praças, ruas, avenidas, muito pouco se sabe da procedência das esculturas, e monumentos em bronze espalhadas pela cidade.
Muitas se encontram sem placa, alvo de vândalos; outras desgastadas pelo tempo faltando uma ou outra peça. Para quem anda pelas ruas na correria do dia-a-dia, deixa passar batido, aqueles rostos sisudos, personagens da história que viveram há mais de um século e que hoje servem de ponto de referência para marcar o lugar, que  
chamam a atenção pela beleza e tamanho, homenagem a figura do bandeirante, garimpeiro, e do índio.

Outra estátua que se destaca em meio ao barulho dos carros e ônibus é a peça em ferro da lendária Maria Taquara. A estátua foi feita pelo artista plástico, já falecido, Aroldo Tenuta. A peça está situada na parte baixa da Ladeira Bom Despacho, na praça que leva o seu nome. A estátua mede 4,20m de altura e pesa 450 quilos.
Divulgação

Maria Taquara foi a primeira mulher a abolir as saias. Ela viu na calça comprida a sua marca registrada. Naqueles tempos, a calça comprida só era utilizada pelos homens. Era peça exclusiva do vestuário masculino. No entanto, Maria não pensou duas vezes em usar a peça durante suas andanças pelas ruas de Cuiabá. Dizem alguns historiadores que ela causou escândalo à sociedade por seus hábitos. Não era proposital. Foi a necessidade que a levou a usar roupas mais resistentes para a labuta nos córregos e rios da capital. Maria era lavadeira.

"Maria Taquara, Maria meu bem."

Tinhosa, sisuda, esperta, suja, maltrapilho, negra, horrenda e desembaraçada. Qualificativos ou não, estes são alguns dos adjetivos que a história cuiabana tratou de injetar em Maria Taquara. Foi o biótipo, alta e magra, que lhe rendeu o apelido de Taquara. E a história ainda reservou outros capítulos para a personagem lendária. Taquara morava em uma cabana localizada no bairro Goiabeiras. Ela residia mais precisamente nos fundos do 44° Batalhão do Exército. Nesse período, as más línguas contam que Maria Taquara não rejeitava o carinho dos aspirantes ao Exército. Desta constatação, ela ficou assim denominada: "de dia Maria Taquara e, de noite, Maria meu bem". 

Além desta uma das mais famosas, e que também que causou polêmica na época em que foi instalada, é a escultura “A Justiça”, uma mulher vendada fixada diante do Fórum Cível de Cuiabá, na avenida do CPA. Inaugurada em 1997, pelo fato de não ter recebido o combinado quanto ao valor da escultura, Corrêa jogou tinta preta na obra, em protesto pelo descompromisso e descaso. Jonas Corrêa tem obras espalhadas por toda a cidade e na chapada dos Guimarães. 

NO shopping Três Américas tem esta de dragão, fica localizada na praça de alimentação,
 um dragão gigante e um pescador na canoa tentando matá-lo.
Esta obra não sei de quem é, passeando no shopping resolvi fotografar.

Aqui a agua onde está a escultura é cheia de peixes.

o dragão
  
o pescador
Fico maravilhada por tamanha beleza e talento destes artistas!

bEijos, boa noite! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Ah, crochê!!
Como eu gosto!
Cara de aconchego,
Cara da minha adolescencia!
Fazia muito croche dos meus 13 anos acho que ate uns 35 anos, depois devido outras ocupações , larguei de mão, mas qdo vejo algo assim: babo!!
A-Do-RO!!!












Querem ver mais?

Encontre aqui: http://www.craftsy.com/


Bom domingo!
Beijos,


Visite meu blog de estética e veja dicas sobre beleza, tratamentos, cremes etc.. http://www.zestetica.blogspot.com.br/

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Como vejo portas de guarda roupa e gavetas jogadas no lixo, morro de dó, mas aqui em casa, uma casa pequena, não tenho como ficar por ai catando porque não tenho onde colocar. Mesmo assim tenho guardada ainda umas portas e gavetas que depois vou dar um jeito de usá-las.
Gostei muito desta ideia, vou aproveitar para fazer na minha cozinha, mas acho que colocaria uma corzinha nas gavetas.
Imagem: portalorganico
Essas coloridas, tanto pode alegrar um quarto qto uma sala.
Aqui no banheiro forrado com jornal, bem original a ideia.
Imagem: diydecoracao.blogspot.com

Minhas gavetas: uso na minha sala atendimento



Não tem dinheiro para comprar prateleiras?
Dá uma espiada nos lixos, ou nos pregões que tem aqueles guarda-roupa de 2 portas barato, compra, desmonta, você pode reutilizar as portas, gavetas...

Olhem que ideia bacana, dá para reaproveitar portas de guarda roupas.


Imagem: juliapetit

Aqui não foi usado porta, mas tranquilamente dá p/ aproveitar portas de guarda roupa e fazer.


Imagem: coisasdadoris.c…

Paixão por portas!

Gente sou apaixonada por portas coloridas, selecionei umas imagens para vocês e espero que assim como eu curtam!













Imagens: pinterest


Bom domingo!!





Visite meu blog de estética e veja dicas sobre beleza, tratamentos, cremes etc.. http://www.zestetica.blogspot.com.br/