Verão


Quem é que não tem vontade de exibir um belo bronzeado , nestes dias mais quentes , nas noites que convidam a sair de casa? Mas, vamos cuidar para que seja um tom dourado, saudável, com pele fresca e luminosa.

Muitos ainda pensam que usar filtro solar impediria o bronzeamento. Os filtros hoje são sinonimos de bronzeador! Tenha isto em mente se você quiser exibir uma cor esplêndida , homogênea e duradoura, numa pele jovem e fresca . Os produtos modernos protegem das radiações que causam queimaduras, cancer de pele, envelhecimento e ao mesmo tempo deixam passar os raios responsáveis pelo tom do verão!

Surgem dúvidas sempre que se vai escolher o produto ideal. Quanto mais clara for a cor da pele, mais cuidados requer, maior o fator de proteção necessário. O FPS indicado nos rótulos traduz quantas vezes multiplica-se o tempo em que alguém pode ficar exposta sem sofrer queimadura solar. Assim, se uma lourinha levasse 20 minutos para ficar vermelha ao sol, sem nenhuma proteção, ao usar filtro solar com FPS 15, este tempo se multiplicaria por 15 e ela levaria então 300 minutos (5 horas), para ficar vermelha! Isto representa uma grande vantagem e liberdade! Não é preciso restringir os horários tão rigidamente como se recomendava antes . Se for ficar muito tempo na praia, use um FPS alto, 30, por exemplo.

Estes bronzeadores-filtros podem ser também encontrados em gel, spray ou loções oil free - procurados pelos que não gostam da sensação “oleosa“ que os filtros de antigamente davam.

Os homens, principalmente, reclamam de produtos gordurosos, assim como quem tendencia à cravos e espinhas. Os esportistas precisam de filtros que não escorram, resistam à transpiração e à agua, sendo perfeitos para eles estes filtros-bronzeadores de cosmética leve e aderente.

Os autobronzeadores, substancias que “oxidam “a primeira camada da pele, conferindo bronzeado dourado, estão liberadas e até estimuladas pelos dermatologistas, para o corpo e rosto, já que moderam a ansiedade em se tomar muito sol.

Muitos produtos prontos, da linha comercial, já tem essa tecnologia e há vários produtos lançados recentemente no mercado. Pode-se usar à vontade, lembrando que nas peles mais morenas e amareladas, ficam melhor do que nas rosadas.

Os hidratantes para o dia-a-dia devem ser finos e potentes, sem engordurar desnecessariamente a pele. Podem conter filtro, inibidores de manchas, vitamina C, estimuladores da produção de colágeno, antienvelhecimento, tensores, (que ‘seguram “a pele, com efeito ‘Cinderela” etc) Devem ser aplicados diariamente após limpar bem a pele com sabonete ou creme de limpeza, tônico ou adstringente.

Maquilagem ajuda a proteger e pode realçar ainda mais o bronzeado. Naturalmente o make up é mais leve e transparente, com ênfase em bases liquidas levemente cintilantes, pós translúcidos, rímel à prova d'água carregado em várias camadas e lábios com batons transparentes, mas que não grudem nos fios de cabelo ao vento. Quem gosta de ir maquilada à praia pode ir sim! A maquilagem protege, não é prejudicial, exceto nos caso de produtos “caseiros”, e testados pela primeira vez ao sol, aí, sim, pode ocorrer alergia.
O Brasil precisa, além, de outras coisas, aprender a aceitar os tipos diferentes de pessoas e não se prender prosaicamente a um padrão de aparência.

Hidratantes para o corpo são essenciais no verão, já que a pele resseca com o sol e o cloro das piscinas. Procure os produtos que contenham uréia (retentor de água) e silicone (proteção e brilho).



DICAS E TRUQUES PARA APROVEITAR BEM O VERÃO

Aplique o protetor-bronzeador antes de chegar à praia ou piscina, antes de sair de casa, antes de colocar o biquíni ou maiô, para não esquecer nenhum cantinho da pele...
Leve com você seu bronzeador com filtro, para retocá-lo após nadar ou fazer muito exercício.
O rosto deve estar sempre com uma proteção mecânica: chapéu, viseira, ou boné, pois tende a manchar, ficar com sardas e a envelhecer precocemente. Mesmo assim o rosto fica bronzeado, garantimos!
Fuja de “produtos naturais”, “caseiros”, à base de ervas, homeopáticos, “fórmulas secretas”, emagrecedores milagrosos.
Bronzeamento artificial, com bom senso e equilíbrio pode contribuir para conferir um bronzeado que servirá até como proteção para quando se estiver exposta numa praia bem quente. Proteja o rosto com uma toalha ou lenço, devido ao perigo de manchas.
Tome seu café da manhã de verão: incluindo alimentos com betacaroteno e vitamina C, que ajudam a proporcionar um belo bronzeado e dão à pele mais resistência aos danos solares. . Mamão, e suco de cenoura com laranja são deliciosos e eficientes!
Evite carboidratos (massas, pães, doces) e muito sal no jantar da noite anterior à praia ou piscina. Você parecerá mais magra (o) no biquíni ou calção, pela manhã!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Blogagem coletiva